Despertando o gosto pela leitura
AUTORA
Professora Angela Sonia Delgobo Nabozny, 4º e 5º anos
Sou professora de uma escola rural, por ter poucos alunos estou trabalhando com o quarto e o quinto ano junto ou seja uma turma multiage.
Diante da realidade existente em minha sala de aula, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, com dificuldades na leitura escrita e interpretação e ainda com o quarto e quinto dividindo o mesmo espaço e com habilidades diferentes a serem desenvolvidas decidi trabalhar com os livros de literatura infantil, visando melhorar o potencial cognitivo o vocabulário e a ortografia.
Desde o início do ano priorizei o trabalho com livros, sempre incentivando a leitura de livros de interesse dos alunos sem muita cobrança.
No decorrer do primeiro trimestre comecei a desenvolver a oralidade com o objetivo de localizar a ideia principal dos textos lidos e cada semana dois alunos ficavam responsável por recontar a história para a turma.
Mais tarde, passamos a realizar o trabalho com atividades escritas sobre um livro escolhido pela turma a professora contava a história e os alunos faziam o resumo dos mesmo individualmente conforme o nível de escrita de cada um almejando sempre o avanço na aprendizagem.
Diante da melhora no nível de leitura, escrita e interpretação de texto, o trabalho passou a ser realizado de forma individual onde o aluno escolhe o livro realiza a leitura individualmente faz um resumo oral para a professora e produz um resumo da história lida e as ilustrações.
Professora Angela Sonia Delgobo Nabozny, 4º e 5º anos
Sou professora de uma escola rural, por ter poucos alunos estou trabalhando com o quarto e o quinto ano junto ou seja uma turma multiage.
Diante da realidade existente em minha sala de aula, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, com dificuldades na leitura escrita e interpretação e ainda com o quarto e quinto dividindo o mesmo espaço e com habilidades diferentes a serem desenvolvidas decidi trabalhar com os livros de literatura infantil, visando melhorar o potencial cognitivo o vocabulário e a ortografia.
Desde o início do ano priorizei o trabalho com livros, sempre incentivando a leitura de livros de interesse dos alunos sem muita cobrança.
No decorrer do primeiro trimestre comecei a desenvolver a oralidade com o objetivo de localizar a ideia principal dos textos lidos e cada semana dois alunos ficavam responsável por recontar a história para a turma.
Mais tarde, passamos a realizar o trabalho com atividades escritas sobre um livro escolhido pela turma a professora contava a história e os alunos faziam o resumo dos mesmo individualmente conforme o nível de escrita de cada um almejando sempre o avanço na aprendizagem.
Diante da melhora no nível de leitura, escrita e interpretação de texto, o trabalho passou a ser realizado de forma individual onde o aluno escolhe o livro realiza a leitura individualmente faz um resumo oral para a professora e produz um resumo da história lida e as ilustrações.
Comentários
Postar um comentário