GÊNERO TEXTUAL – PARÓDIA

Autora: professora Carmen Lucia Rodrigues da Silva, 5º ano

A Paródia como sendo uma releitura cômica de alguma composição literária que frequentemente utiliza ironia e que surge a partir de uma nova interpretação, a turma do 5º ano da Escola Municipal Profª Maria Eulina Santos Scheena, juntamente com a Profª Carmen Lucia Rodrigues da Silva tiveram a oportunidade através do Projeto “ Juntos Somos 8” de realizar uma atividade envolvendo esse gênero textual. A música escolhida pela turma para fazer a adaptação foi Sorte Grande da cantora Ivete Sangalo.
Como atualmente o tema mais discutido com frequência é o da degradação da natureza, em que sabemos que o maior responsável por isso é o ser humano, diante disso a Paródia retrata sobre os problemas ambientais causados como: desmatamento, queimadas, buraco na camada de ozônio, poluição dos rios, a falta de importância para reciclagem, o descaso para com a sobrevivência dos animais entre outros.

Os alunos realizaram a paródia coletivamente após termos estudado sobre o significado desse gênero e na prática para exemplificar cantaram a paródia adaptada por Ivany klaumann da música Esperando na janela de Gilberto Gil.

Conclui-se que os alunos se divertiram e gostaram muito de trabalhar com paródias. Para ilustrar fizemos um vídeo com imagens relacionadas ao tema e com um fundo musical cantada por eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quiz Comemorativo Ponta Grossa – 200 anos

Gênero textual: Piadas